Blumenau, situada no estado de Santa Catarina, é reconhecida globalmente por sua cultura, arquitetura e tradições alemãs. Ademais, para os amantes da natureza e do ecoturismo, o município oferece uma variedade de parques e áreas verdes com paisagens deslumbrantes. Portanto, explore neste artigo alguns dos principais parques da cidade de Blumenau e suas características únicas. Boa leitura.

 

parques da cidade de Blumenau

Parques da cidade de Blumenau

1. Parque São Francisco de Assis

Primeiramente, localizado na região central de Blumenau, o Parque São Francisco de Assis tem 23 hectares de floresta atlântica protegida como opção de lazer e contemplação. Destinado à preservação de espécies e atividades educativas, além disso, o parque também é ideal para o turismo ecológico, com trilhas autoguiadas.

Aberto de terça a domingo, das 8h às 17h, por conseguinte, o local é uma ótima escolha para quem busca conexão com a natureza em meio à agitação urbana de Blumenau.

2. Parque Ramiro Ruediger

Com uma área de 40 mil metros quadrados, o Parque Ramiro Ruediger disponibiliza diversas opções de entretenimento. Entre elas, estão uma pista para corrida e caminhada, ciclovia, playground para as crianças e uma quadra poliesportiva.

Além disso, o parque dispõe de um lago tranquilo, um bosque e uma ampla área gramada, ideal para relaxar e apreciar a paisagem. Para saciar a fome, há também uma lanchonete disponível. Ramiro Ruediger fica na Rua Alberto Stein, 416, e está aberto diariamente.

3. Parque Spitzkopf

Um dos parques da cidade de Blumenau que merece destaque é o Spitzkopf, localizado em área particular, traz consigo trilhas, nascentes e cachoeiras em meio à mata Atlântica preservada.

A trilha do Mirante, com cerca de 6 km de extensão em subida, leva cerca de 2 horas para percorrer ida e volta, exigindo bom preparo físico. No entanto, o horário limite para iniciar a trilha até o Mirante é 12h30. É necessário reservar com antecedência para grupos grandes. Apesar do esforço, a experiência é recompensadora e vale a visita ao incluir em seus planos ao visitar Blumenau.

4. Parque das Nascentes

O Parque das Nascentes é outra atração natural com 5.000 hectares de mata preservada na zona rural, localizado no final da Rua Santa Maria n. 14.000, Bairro Progresso.

Com 9 trilhas ecológicas, atualmente apenas 4 estão abertas:

Durante o percurso, é possível avistar diversos animais que habitam a floresta, como tamanduás mirins e uma variedade de pássaros. Por fim, não se esqueça de levar consigo uma garrafa d’água para a caminhada.

5. Parque Vila Germânica

Para finalizar a nossa lista de parques da cidade de Blumenau, mencionamos o Parque Vila Germânica. Reconhecido como um epicentro de grandes eventos, feiras e festividades, este local é especialmente renomado por ser o palco da Oktoberfest, a segunda maior celebração de cerveja do mundo, atraindo anualmente cerca de meio milhão de visitantes.

Sua arquitetura é uma homenagem à cultura alemã, compreendendo quatro pavilhões, um empório, um ginásio e um centro de convenções.

Além da icônica Oktoberfest, o parque recebe ao longo do ano diversos outros eventos, como a Sommerfest, a Osterdorf, o Natal em Blumenau, o Blumenkuchen, o Réveillon e o Festival Brasileiro da Cerveja.

Aberto durante todo o ano, o parque Vila Germânica representa uma oportunidade única para os interessados em mergulhar na história e tradição alemã no Brasil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress